FAQ'S

1.
Conseguimos ver através de fibra de vidro?

Só se for o super-homem ou tiver óculos raio-X. Não, estes perfis são compostos por fibras de vidro mantidas unidas por uma matriz polimérica de resina termofixa e aditivos. Utiliza fio roving, manta, véu de superfície, resina termofixa aditivada com inibidor de ação ultravioleta, inibidor de propagação de chamas, catalisadores, entre outros, em que todos estes compósitos formam uma estrutura opaca que não nos permitem ver através dela.

2.
2. Este material pode ficar exposto ao sol e radiação ultravioleta (UV)?

Sim, o material pode ser exposto ao sol. Para resistir aos raios UV ele passa por um processo especial de produção que recebe um véu de superfície e aditivos na resina para se tornar mais resistente. O material também recebe pintura especial com tintas de poliuretano de alto desempenho que lhe conferem longa vida útil.


3.
Queimar fibra de vidro liberta algum tipo de químico maligno?

Os perfis pultrudidos usados pela BOAVISTA Windows nas suas janelas têm valores baixos de toxicidade, devido à ausência de halogénio.

4.
Os perfis pultrudidos podem ser pintados?

Podem! Os sistemas de caixilharia BOAVISTA podem ser pintados a qualquer cor da escala RAL.


5.
O perfil pultrudido enferruja?

Não. Por ser um material plástico, o perfil pultrudido não “enferruja”. Os perfis BOAVISTA são produzidos com resinas específicas, para resistir ambientes quimicamente agressivos, evitando os danos.

6.
O material é soldável, como os metais? Como são feitas as uniões entre peças?

Não. O material é unido por elementos de fixação tipo rebites ou parafusos com ou sem a utilização de adesivos de alto desempenho.


7.
Quais são as ferramentas que se usam na fabricação das janelas?

Em ambiente industrial são utilizados equipamentos similares àqueles empregados na indústria do alumínio, como serras circulares e máquinas de furação. Na maioria dos casos são utilizadas máquinas manuais, como tico-tico, serras circulares manuais e furadeiras profissionais. Recomenda-se o uso de discos de corte diamantados, devido à dureza dos reforços de fibra de vidro. As brocas recomendadas são as com ponta de material duro.

8.
Quais as principais vantagens de usar fibra de vidro para o fabrico de janelas e portas?

As principais vantagens são a resistência à corrosão, isolamento térmico, a alta resistência mecânica, e a leveza. Para além disso os materiais compósitos reforçados com fibra de vidro são sustentáveis, pois o seu fabrico tem um baixo consumo energético. Estas características tornam estes materiais a base perfeita para os sistemas de caixilharia BOAVISTA.